CIDADE INTELIGENTE: GRANJA MARILEUSA

Local

 Uberlândia – MG (Bairro Granja Marileusa) 

Sobre a visita

 Uma parceria com a Algar Telecom vai transformar Uberlândia em um protótipo de cidade inteligente. O projeto prevê soluções digitais para as áreas de transporte, comunicação, limpeza pública e urbanização.
O projeto será implantado inicialmente no Bairro Granja Marileusa, que serve de modelo urbanístico para a cidade. Além da Algar Telecom, fazem parte do projeto a PromonLogicalis, Nokia, C.E.S.A.R e a Universidade Federal de Uberlândia.

Dentre as tecnologias que serão aportadas na cidade estão: Easy Bus, sistema de gerenciamento de transporte público que vai apresentar aos usuários a lotação e o fluxo de passageiros de cada linha, em tempo real. Tais informações servirão para balancear o serviço de transporte ao verificar quais linhas estão mais cheias e quais mais vazias.

Bueiros inteligentes, inédito em todo o mundo, o sistema terá bueiros instalados com um filtro que mede e envia dados sobre a quantidade de volume retido no local. As informações poderão ser cruzadas com a previsão do tempo, por exemplo, alertando para a necessidade de manutenção e evitando alagamentos.
Smart lixeiras, em que as lixeiras da cidade serão equipadas com sensores que medirão o volume de lixo descartado e o espaço disponível, otimizando a coleta. Além disso, o cidadão que jogar o lixo corretamente adquire pontos que podem ser trocados por prêmios, assim como ocorre em sistemas de milhagem de cartões de crédito.
Além de diversas outras tecnologias aplicadas na cidade.

Recomendações

Equipamentos necessários para cada participante realizar a visita:  capacete, calça comprido, bota.

*Em todas as visitas técnicas da SEECIV, tem se como obrigatório uniformizar-se com a camiseta oficial do evento e portar documento de identidade. Além disso aconselha-se a utilizar-se de protetor solar e portar água.  


Informações adicionais de contato:
Site: http://www.granjamarileusa.com.br/
Email: granjamarileusa@granjamarileusa.com.br

GALERIA DE FOTOS