SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL

RESUMO DA MESA REDONDA

Quando o assunto em debate é a construção civil, é inevitável abordar a importância que a área possui no país. O destaque, no entanto, infelizmente não abrange apenas um cenário favorável: ao mesmo tempo em que figura como um dos setores que mais gera riqueza e postos de trabalho no Brasil, a construção civil também constitui uma atividade geradora de impactos ambientais e seus resíduos têm representado um grande problema para ser administrado. Além do intenso consumo de recursos naturais, os grandes empreendimentos contribuem com a alteração da paisagem e, como todas as demais atividades da sociedade, geram resíduos.

A sustentabilidade é uma das palavras mais ouvidas da atualidade, já que a preocupação com conservação do meio ambiente e o destino do planeta fazem desta palavra uma preocupação mundial.

Tendo em vista tal problemática, essa mesa irá abordar formas de unir a sustentabilidade à construção civil. Será discutido desde a gestão e tratamento dos resíduos sólidos da construção civil até modelos de construções sustentáveis.

Como componentes desta mesa, têm-se: João Fernando Dias, professor pela FECIV atuando na área reciclagem de resíduos, qualidade e sustentabilidade na construção civil, dentre outras, a engenheira ambiental Jaqueline Tomé atuando como analista ambiental da MRV Engenharia e um representante do bairro Granja Marileusa que irá comentar sobre o conceito de sustentabilidade aplicado na cidade inteligente.